Nova versão do PL das Fake News deve ser apresentada nesta quinta-feira
O mérito do projeto das fake news deverá ser votado na próxima semana. A expectativa é de que o relator da proposta, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), apresente uma nova versão do texto nesta quinta-feira, 27, após uma nova rodada de negociações. Entre outros pontos, o projeto das fake news obriga que as redes sociais deixem claros os critérios usados por algoritmos, estende a imunidade parlamentar para publicações nas redes sociais, determina que plataformas paguem pelo uso do conteúdo produzido por empresas jornalísticas e torna crime a divulgação de informações falsas através de contas automatizadas. Além disso, obriga as empresas de tecnologia a ter sede no Brasil e a identificação do anunciante ou usuário responsável por impulsionamento de conteúdo. O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, usou as redes sociais para defender a aprovação da proposta. Pimenta alega que, além de combater a desinformação e o ódio nos ambientes digitais, garante mais segurança e transparência para os usuários das redes sociais.
Um dos pontos mais polêmicos do texto é a possibilidade de criação de uma autarquia federal responsável por fiscalizar a aplicação da lei. Essa autoridade teria poder para instaurar procedimentos em caso de descumprimentos de normas da lei, como retirada de contas e conteúdos considerados criminosos. A oposição avalia que esse projeto é uma forma de censura. Para o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), a semana deve ser de muita articulação para garantir a rejeição do texto. “Nós vamos trabalhar muito para rejeitar esse projeto porque ele é ruim para todo mundo”, disse Jordy. O projeto que trata da criminalização das fake news foi aprovado pelo Senado em 2020 e, caso seja alterado na Câmara, voltará ao Senado para nova votação.
Informações da Jovem Pan / Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Ultimas notícias
Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
21/08/2025 12:00Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
21/08/2025 11:30Anderson Ninho protocola projeto que reconhece corrida de rua como prática esportiva urbana em Salvador
21/08/2025 11:22Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
21/08/2025 11:00Alan Sanches vai propor obstrução na AL-BA contra matérias do governo em regime de urgência e critica “volume desenfreado de empréstimos”
21/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos