Ministro do STF diz que não votou sobre vaga de Dallagnol por estar sem internet
O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que não participou da votação para decidir a quem pertencia a vaga deixada por Deltan Dallagnol (Podemos) na Câmara dos Deputados, cassado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porque estava sem acesso à internet.
“O ministro Nunes Marques estava em uma região do país em que a conexão de internet é instável e não conseguiu participar da votação”, informou o gabinete do magistrado ao jornal O Estado de S. Paulo. A sexta-feira em que a votação no plenário virtual foi encerrada, 9 de junho, foi o dia seguinte ao Corpus Christi, no feriado prolongado.
Sem o voto de Nunes Marques, o STF decidiu, por seis votos a três, que a vaga de Dallagnol deve ficar com o Podemos. A cadeira será ocupada por Luiz Carlos Hauly, que fez 11 mil votos.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) tinha decidido que a cadeira pertencia ao PL, já que Hauly, ex-deputado por sete mandatos, não ultrapassou o quociente eleitoral mínimo para ser efetivado na Câmara.
Relator do processo, Toffoli considerou que os suplentes não precisam atingir o porcentual mínimo de votos e que o Tribunal já decidiu que os votos do candidato cassado devem ficar com o partido quando a decisão do indeferimento do registro de candidatura ocorrer depois da eleição.
Votaram com Toffoli Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, André Mendonça, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso. Os ministros Edson Fachin, Luiz Fux e Rosa Weber votaram contra.
Na quarta-feira 7, em outra decisão, Toffoli negou um pedido de Dallagnol para suspender a decisão do TSE que cassou seu mandato. O ministro considerou que não houve “flagrante ilegalidade” e “abuso de poder” no julgamento.
Informações da Revista Oeste / Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF
Ultimas notícias
Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
21/08/2025 12:00Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
21/08/2025 11:30Anderson Ninho protocola projeto que reconhece corrida de rua como prática esportiva urbana em Salvador
21/08/2025 11:22Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
21/08/2025 11:00Alan Sanches vai propor obstrução na AL-BA contra matérias do governo em regime de urgência e critica “volume desenfreado de empréstimos”
21/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos