Haddad: Governo enviará ao Congresso projeto para taxar fundos de super-ricos
Nesta quarta-feira (19), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo pretende encaminhar um projeto de lei para tributar os fundos exclusivos de investimento voltados à alta renda, conhecidos como “super-ricos”. Essa medida faz parte da segunda fase da reforma tributária, que tem como foco o imposto de renda (IR), mas o ministro ressaltou que nenhuma dessas propostas se refere à pessoa física.
“Tem um conjunto de medidas que vão junto com o Orçamento e que não passam pelo Imposto de Renda de Pessoa Física”, afirmou o ministro.
“Acabei de vir da casa do presidente Lira para definir a pauta do segundo semestre. Temos um conjunto de medidas que vão com o Orçamento e que não passam pelo Imposto de Renda de Pessoa Física”, disse o ministro logo após o encontro.Nesta quarta-feira (19), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo pretende encaminhar um projeto de lei para tributar os fundos exclusivos de investimento voltados à alta renda, conhecidos como “super-ricos”. Essa medida faz parte da segunda fase da reforma tributária, que tem como foco o imposto de renda (IR), mas o ministro ressaltou que nenhuma dessas propostas se refere à pessoa física.
“Tem um conjunto de medidas que vão junto com o Orçamento e que não passam pelo Imposto de Renda de Pessoa Física”, afirmou o ministro.
“Acabei de vir da casa do presidente Lira para definir a pauta do segundo semestre. Temos um conjunto de medidas que vão com o Orçamento e que não passam pelo Imposto de Renda de Pessoa Física”, disse o ministro logo após o encontro.
A proposta em análise pelo governo sugere que a cobrança de Imposto de Renda sobre esses fundos seja realizada de forma periódica, utilizando o mecanismo do come-cotas. A ideia é que essa tributação periódica seja aplicada especificamente aos fundos exclusivos de investimento destinados aos investidores de alta renda.
Haddad confirmou o envio dessa medida em uma rápida entrevista concedida a jornalistas após uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para discutir a pauta do segundo semestre. O objetivo é incluir a proposta no pacote de reformas tributárias para enfrentar questões relacionadas à alta concentração de renda e promover uma maior justiça fiscal no país.
Informações da Gaeta Brasil / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ultimas notícias
Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
21/08/2025 12:00Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
21/08/2025 11:30Anderson Ninho protocola projeto que reconhece corrida de rua como prática esportiva urbana em Salvador
21/08/2025 11:22Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
21/08/2025 11:00Alan Sanches vai propor obstrução na AL-BA contra matérias do governo em regime de urgência e critica “volume desenfreado de empréstimos”
21/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos