Servidores do Ibama ameaçam greve para cobrar nomeação de superintendentes
O cenário de não nomeação de superintendentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nos estados pode trazer mais um problema para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além da pressão da ala política, servidores já dão indicativos de greve.
“Tem alguns estados que estão tendo mobilização de servidores contra as indicações [políticas]. Existe indicativo de greve em alguns estados. Só a falta de nomeação não é um indicativo, mas existe uma série de questões que estão na mesa, entre elas as nomeações”, afirmou o presidente da Associação Nacional dos Servidores de Carreira de Especialista em Meio Ambiente e PECMA (Ascema Nacional), Cleberson Carneiro Zavaski.
Após 8 meses desde o início do governo Lula, soma-se ao cenário de pouca expressão do ministério, o fato de que há pelo menos 10 superintendências que contam apenas com superintendentes interinos encarregados das funções. De acordo com Zavaski, os servidores querem a nomeação de quem tenha, ao menos, conhecimento técnico e gerencial, mas até o momento os cargos estão servindo como “balcão” e pressão para indicação de aliados políticos.
“Há bons nomes entre os já nomeados por indicação política, no entanto, nos cargos que ainda precisam ser nomeados prezamos pela nomeação de servidores concursados”, afirmou.
Ainda de acordo com o presidente da Ascema, o Distrito Federal e os estados de Santa Catarina e Paraná seriam as unidades da federação com indicativo de greve de servidores do Ibama.
“Um dos focos é a indicação da superintendência do Paraná, que tem o nome de uma pessoa não técnica”, disse Zavaski. No Paraná, a escolha mobilizou a associação de servidores do órgão, que emitiu ofício para demonstrar o posicionamento contrário à nomeação. No ofício, os servidores destacam a portaria publicada pelo Ibama em março, que definiu o perfil profissional desejável para a ocupação dos cargos no órgão. Dentre os requisitos exigidos para os superintendentes estão: experiência de quatro anos em áreas ligadas à atuação do Ibama; cargo de confiança no governo por quatro anos; título de especialista, mestre ou doutor em áreas ligadas à atuação do Ibama; ou cursos de liderança com pelo menos 120 horas.
Informações da Jovem Pan / Foto: Vinícius Mendonça/Ibama
Ultimas notícias
Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
21/08/2025 12:00Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
21/08/2025 11:30Anderson Ninho protocola projeto que reconhece corrida de rua como prática esportiva urbana em Salvador
21/08/2025 11:22Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
21/08/2025 11:00Alan Sanches vai propor obstrução na AL-BA contra matérias do governo em regime de urgência e critica “volume desenfreado de empréstimos”
21/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos