Bahia firma parceria com a França para fortalecimento de Unidades de Conservação do Estado
O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e a Federação dos Parques Naturais Regionais da França firmaram um memorando de entendimento para promover o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, além do desenvolvimento de ações conjuntas para fortalecer as áreas protegidas.
A cooperação técnico-institucional terá como objetivo promover projetos inovadores de turismo regenerativo sustentável, com benefícios que transcendem as fronteiras territoriais. Além disso, a parceria promete impulsionar o desenvolvimento sustentável e a preservação das riquezas naturais e culturais em ambas as regiões. O acordo foi assinado durante evento realizado esta semana, na França, com a presença do chefe de Gabinete da Sema, André Ferraro.
“Esse acordo é um testemunho do compromisso do governo do Estado compartilhado com o meio ambiente e as comunidades que servimos. Nossa colaboração com a França está fundamentada na troca de conhecimento e experiências que aprimorarão a proteção e promoção de nossas áreas protegidas”, destacou Ferraro.
Ainda segundo o gestor, um dos pontos altos do evento foi a presença do ex-ministro da Educação da França e especialista em estudos antirracistas, Pap Ndiaye. “A participação do ex-ministro mostra a força da Bahia não apenas no quesito ambiental, mas sobretudo da cultura de um povo inserido nesse ambiente, nos tornando singulares, sem paralelo no mundo”, disse Ferraro sobre Ndiaye, representante atual da França no Conselho europeu.
Os Parques Naturais Regionais da França, conhecidos por seu modelo de desenvolvimento sustentável em espaços rurais, são referência em agricultura diversificada, agroecologia, políticas florestais, e turismo regenerativo sustentável.
Na Bahia, o Programa Bahia +Verde busca fortalecer as Unidades de Conservação (UCs), valorizando produtos da agricultura local e serviços ambientais relacionados às áreas protegidas.
Atualmente, o estado possui 45 UCs, incluindo 32 Áreas de Proteção Ambiental (APA) inspiradas no modelo francês de Parques Naturais Regionais, promovendo iniciativas inovadoras que valorizam a identidade local e regional.
Ultimas notícias
Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
21/08/2025 12:00Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
21/08/2025 11:30Anderson Ninho protocola projeto que reconhece corrida de rua como prática esportiva urbana em Salvador
21/08/2025 11:22Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
21/08/2025 11:00Alan Sanches vai propor obstrução na AL-BA contra matérias do governo em regime de urgência e critica “volume desenfreado de empréstimos”
21/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos