Militares não cometeram crimes no dia 8 de janeiro, conclui Exército
Após a instauração de investigações, o Exército Brasileiro informou que as sindicâncias internas constataram a ausência de crimes de militares investigados sobre o envolvimento com os atos que depredaram a Praça dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023. Foi concluído que houveram transgressões disciplinares no Palácio do Planalto por parte de integrantes das forças armadas, que resultaram em duas punições por conduta inapropriada. O Exército informou que por conta dos acontecimentos da data, foram instaurados 4 Inquéritos Policiais Militares (IPM) e 4 processos administrativos, após concluídos, foram encaminhados à Justiça Militar que condenou, até o momento, um coronel da reserva do Exército. “As demais apurações estão sendo conduzidas sob a fiscalização do Ministério Público com o intuito de serem submetidas aos seus juizados competentes”, disse o Centro de Comunicação Social do Exército, em nota.
A Marinha do Brasil detalhou que instaurou procedimentos administrativos contra três militares: um oficial superior reformado, após um registro fotográfico em frente ao Congresso Nacional; uma praça reformada, que foi detida pela Polícia Militar do Distrito Federal, ambos responderam à sindicância interna e os autos foram encaminhados ao Ministério Público Militar, que decidiu por arquivar a denúncia. Por fim, uma praça da reserva, que foi presa preventivamente pela PMDF dentro do Palácio do Planalto, e atualmente responde em liberdade provisória como ré em Ação Civil Pública, no Supremo Tribunal Federal. “A Marinha do Brasil (MB) informa que a investigação dos atos praticados em 08 de janeiro de 2023 vem ocorrendo no âmbito do Supremo Tribunal Federal e que a Força acompanha quaisquer procedimentos que possam envolver seus militares”, finalizou a MB.
Informações da Jovem Pan / Foto: Reprodução: Exército Brasileiro
Ultimas notícias
Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
21/08/2025 12:00Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
21/08/2025 11:30Anderson Ninho protocola projeto que reconhece corrida de rua como prática esportiva urbana em Salvador
21/08/2025 11:22Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
21/08/2025 11:00Alan Sanches vai propor obstrução na AL-BA contra matérias do governo em regime de urgência e critica “volume desenfreado de empréstimos”
21/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos