Governo indica nome para conselho da Petrobras que já foi rejeitado por atividade partidária
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou neste final de semana a indicação de um nome para o conselho de administração da Petrobras que já foi rejeitado no ano passado por atividade partidária. O advogado Renato Campos Galuppo não foi aceito em 2023 por ligação com o partido Cidadania, o que iria contra a Lei das Estatais que Lula vem tentando mudar desde o começo do novo mandato.
A indicação de Galuppo foi formalizada pelo ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, que enviou um ofício para o presidente do conselho, Pietro Sampaio Mendes. A vaga a que ele foi indicado foi aberta com a renúncia de Efrain Pereira da Cruz, que era o número 2 da pasta e exonerado há pouco mais de uma semana.
Segundo interlocutores do governo, há a expectativa de que o nome de Galuppo não seja rejeitado novamente, e que ele siga no cargo após a assembleia-geral ordinária prevista para março que vai renovar os integrantes do comitê.
Silveira expressou a intenção de manter no conselho Mendes, Bruno Moretti, Jean Paul Prates (presidente da Petrobras) e Vitor Saback, este último aguardando confirmação oficial. O governo também enviará três nomes para formar uma lista tríplice, seguindo o modelo que levou à escolha de Sérgio Rezende no ano passado.
Especializado em direito eleitoral, Galuppo enfrentou objeções por sua vinculação com o Cidadania, mas o governo sustentou que a proibição foi alterada pela liminar do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que toma posse como ministro da Justiça e Segurança Pública no começo de fevereiro.
Essa decisão suspendeu parte da Lei das Estatais que impunha uma quarentena de três anos para políticos ou dirigentes partidários em estatais.
Informções da Gazeta do Povo / Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Ultimas notícias
Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
21/08/2025 12:00Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
21/08/2025 11:30Anderson Ninho protocola projeto que reconhece corrida de rua como prática esportiva urbana em Salvador
21/08/2025 11:22Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
21/08/2025 11:00Alan Sanches vai propor obstrução na AL-BA contra matérias do governo em regime de urgência e critica “volume desenfreado de empréstimos”
21/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos