Ministério da Saúde deverá apontar os critérios usados para obrigatoriedade da vacina contra Covid-19 em crianças abaixo de 5 anos
A obrigatoriedade da vacina contra a COVID-19 em crianças de até quatro anos, incluída no Programa Nacional de Imunização (PNI), foi ponto de debate na última segunda-feira (26), em sessão temática no Plenário do Senado Federal. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, não compareceu à sessão de debates.
A Sessão teve uma duração de mais de 8 horas, com a presença de cientistas do Brasil e do exterior. Segundo o médico infectologista, Francisco Cardoso, O Brasil é o único país que obriga a vacinação de crianças com menos de 5 anos de idade.
Cabe ao Senado Federal a fiscalização e avaliação das políticas públicas implementadas pelo Poder Executivo. Diante da ausência da gestora da Pasta da Saúde, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), requereu junto à Advocacia do Senado Federal parecer sobre a possibilidade de interpelação judicial para que a ministra apresente os dados científicos e técnicos que embasaram a decisão da obrigatoriedade, além de responder aos questionamentos apresentados durante o debate.
"Não sou contra a vacina, mas apresentaram um dado que me deixou preocupada. O Brasil é o único país no mundo que está obrigando a vacina para crianças", comentou a parlamentar.
Segundo os palestrantes, apenas três países incluíram as crianças na vacinação obrigatória para a doença: Costa Rica, Equador e Indonésia. Nos três, essas políticas já caíram.
Desde janeiro, a imunização contra a doença está prevista no Calendário Nacional de Vacinação Infantil para crianças abaixo de cinco anos (de seis meses até quatro anos e 11 meses) com a vacina da Pfizer. O esquema vacinal é composto por três doses. Com a obrigatoriedade, não vacinar as crianças poderá acarretar multas e perda de benefícios sociais, como o Bolsa Família.
Ultimas notícias
Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
21/08/2025 12:00Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
21/08/2025 11:30Anderson Ninho protocola projeto que reconhece corrida de rua como prática esportiva urbana em Salvador
21/08/2025 11:22Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
21/08/2025 11:00Alan Sanches vai propor obstrução na AL-BA contra matérias do governo em regime de urgência e critica “volume desenfreado de empréstimos”
21/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos