Madre de Deus: prefeito é acusado de má gestão e desvio de recursos públicos por meio de cargos comissionados
A gestão liderada pelo prefeito Dailton Filho (PSB) em Madre de Deus está chamando a atenção da região metropolitana pelos fatos negativos, principalmente quando o assunto é ferir os princípios constitucionais. Pairam também sobre o prefeito as acusações de favorecer os interesses pessoais e políticos aliados às custas dos recursos públicos.
Segundo as acusações, o prefeito aproveitou o período eleitoral para realizar uma manobra que extinguiu cerca de 500 cargos efetivos, substituindo-os por contratações terceirizadas. Essa prática, segundo denúncia, possibilita o apadrinhamento político, com a contratação de indicados, parentes e correligionários sem nenhum critério de seleção e transparência. A ironia é que esses terceirizados desempenharão exatamente as mesmas funções dos servidores efetivos eliminados.
Com a manobra, Dailton infringe a Lei nº 255/2003 que estabelece o plano de cargos e salários dos servidores públicos civis do município. Em vez de utilizar concurso público, o prefeito opta por contratações por meio de cargos comissionados, desconsiderando o uso responsável dos recursos públicos, com a atual previsão de contratar quase a mesma quantidade de terceirizados que cargos efetivos.
As últimas medidas do prefeito, ainda segundo acusações, abusam da discricionariedade administrativa ao promover processos seletivos por REDA para 110 vagas, além de convocar mais 39 pessoas selecionadas em processos seletivos sem critérios transparentes.
Para políticos baianos que acompanham perplexos as últimas ingerências e condutas de Dailton Filho, ao ignorar os princípios constitucionais e as leis municipais, ele coloca os interesses pessoais e políticos acima do bem-estar da população e da responsabilidade fiscal.
Foto: Reprodução
Ultimas notícias
Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
21/08/2025 12:00Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
21/08/2025 11:30Anderson Ninho protocola projeto que reconhece corrida de rua como prática esportiva urbana em Salvador
21/08/2025 11:22Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
21/08/2025 11:00Alan Sanches vai propor obstrução na AL-BA contra matérias do governo em regime de urgência e critica “volume desenfreado de empréstimos”
21/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos