Bandeira azul deve aumentar turismo e empregos na Ilha dos Frades, diz Isabela Suarez
Presente no hasteamento da Bandeira Azul na Ilha dos Frades, realizado neste sábado, 2, a empresária Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, ressaltou a importância das intervenções realizadas pela instituição para alavancar o turismo sustentável e a empregabilidade do local.
A Ilha dos Frades, que abriga a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, está entre as premiadas da Bandeira Azul, selo de prêmio internacional que certifica a qualidade e o compromisso com a preservação ambiental e o turismo sustentável. Para ela, a premiação, que coincide com o aniversário da Baía de Todos os Santos, mostra o resultado de anos de qualificação da ilha, que é um dos principais pontos turísticos da Bahia.
“A gente conseguiu implementar esses trabalhos há 10 anos atrás. Estamos na 9ª renovação que garante a permanência da qualidade da gestão ambiental que é aplicada aqui nessa Ilha. Isso significa que a gente vem dando continuidade é uma sequência dos trabalhos de sustentabilidade para poder garantir que a gestão ambiental hoje seja aplicada na forma como ela é e ao mesmo tempo desenvolvendo e impulsionando cada vez mais o turismo econômico fundamental para sobrevivência das pessoas que moram aqui”, disse a empresária.
Segundo Isabela, entre as intervenções realizadas pela Fundação está a requalificação da capela de Nossa Senhora de Guadalupe, da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe e da Vila, através de empreendimentos locais da Ilha dos Frades.
“É importante a gente dizer também que assim como foi pensado um processo de restauro de criação de um projeto de sustentabilidade econômica, a gente criou uma outra ponta onde fica a capela com Nossa Senhora de Loreto. É possível ver as diferenças do antes e depois. A própria estrutura dos restaurantes que ficam na ilha significa que essas pessoas hoje estão no novo caminho, através do empreendimento próprio. Esses trabalhadores passaram por cursos de qualificação de mão de obra, de manipulação de alimentos, de melhor prestação de serviço ao turista. Tivemos um ganho significativo nas atividades e isso traz para eles um lucro maior e muito mais que isso, impacta uma maior empregabilidade do lugar”, finaliza a empresária.
A cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul, realizada neste sábado, 2, na Ilha dos Frades, deu início à temporada 2024/2025. A Praia de Nossa Senhora de Guadalupe é um dos destaques do estado, mantendo-se certificada no programa há quase uma década, o que, segundo Suarez, reflete a consistência das práticas ambientais na área. Este ano, o selo também foi concedido também à Praia de Viração, localizada na Ilha dos Frades, formalizando seu segundo ano de participação no programa.
Informções do jornal A Tarde / Foto: Divulgação
Ultimas notícias
Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
21/08/2025 12:00Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
21/08/2025 11:30Anderson Ninho protocola projeto que reconhece corrida de rua como prática esportiva urbana em Salvador
21/08/2025 11:22Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
21/08/2025 11:00Alan Sanches vai propor obstrução na AL-BA contra matérias do governo em regime de urgência e critica “volume desenfreado de empréstimos”
21/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos