Transalvador inicia campanha educativa Volta às Aulas na segunda (3)
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) inicia, nesta segunda-feira (3), a campanha "Volta às Aulas – Comprometa-se com a vida". Serão dez dias de ações de sensibilização com faixas e distribuição de materiais educativos próximos a escolas e colégios da capital baiana.
A iniciativa, realizada pela equipe de Educação para o Trânsito da autarquia, acontece no período de grande fluxo de embarque e desembarque de estudantes, sempre das 11h30 às 13h30. A primeira região a receber a iniciativa será o entorno do Colégio Antônio Vieira, no Garcia.
Na oportunidade, equipes da Transalvador distribuem materiais educativos e orientam pais, responsáveis e estudantes sobre práticas adequadas. "As escolas são grandes polos geradores de tráfego. Isso requer que intensifiquemos o ordenamento e a conscientização de pais e responsáveis para que consigamos minimizar os impactos na fluidez e promover a segurança viária. Esta nossa campanha tem o papel fundamental de sensibilizar a população sobre práticas responsáveis no trânsito", explica o superintendente da Transalvador, Decio Martins.
Aliados às equipes de educação, agentes de trânsito também intensificam as atuações nas proximidades das escolas que são grandes polos geradores de tráfego da cidade. Eles cumprem o papel de orientar, ordenar o trânsito e coibir infrações comuns nesses locais, como, por exemplo, o estacionamento em fila dupla. Com isso, espera-se minimizar os impactos na fluidez e aumentar a segurança viária dos estudantes, pais e responsáveis.
Programa Cidadão no Trânsito – Após a campanha Volta às Aulas, a Transalvador iniciará o ciclo de palestras dentro das escolas, no programa "Cidadão no Trânsito". Com esta iniciativa, de forma lúdica e didática, os educadores da Transalvador vão às salas de aula trocar experiências com os estudantes e discutem conhecimentos básicos sobre o trânsito e seus componentes, como sinalização, placas, velocidade, além de alertar sobre suas responsabilidades como pedestres, incluindo orientações de como atravessar a rua com segurança. As unidades de ensino que desejarem receber essas palestras, que são gratuitas, podem fazer a solicitação pelo e-mail gedutedu@salvador.ba.gov.br.
Foto: Otávio Santos/Secom PMS
Ultimas notícias
Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
21/08/2025 12:00Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
21/08/2025 11:30Anderson Ninho protocola projeto que reconhece corrida de rua como prática esportiva urbana em Salvador
21/08/2025 11:22Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
21/08/2025 11:00Alan Sanches vai propor obstrução na AL-BA contra matérias do governo em regime de urgência e critica “volume desenfreado de empréstimos”
21/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos