PL da Anistia atinge assinaturas necessárias para tramitação acelerada na Câmara
O Projeto de Lei da Anistia obteve as 257 assinaturas necessárias para que o projeto possa tramitar de forma mais acelerada na Câmara dos Deputados. Agora, a oposição deve pressionar o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar o projeto em caráter de urgência para apreciação dos deputados.
A informação foi confirmada pelo deputado federal e líder do Partido Liberal (PL) na Câmara, Sóstenes Calvacante (PL-RJ). De acordo com o parlamentar, a oposição garantiu 258 assinaturas para o projeto, uma a mais que o necessário para que ele tramite de forma mais célere na Casa.
O caráter de urgência a um projeto de lei faz com que ele tramite de forma mais rápida na Câmara dos Deputados e possa ir a votação diretamente no Plenário, sem precisar passar pelas comissões da Casa. Agora, cabe a Hugo Motta pautar a votação para o requerimento de urgência.
O presidente da Câmara dos Deputados vinha sendo apontado pela oposição como um empecilho para o avanço do PL na Anistia na Casa. Na última semana, Sóstenes Calvacante havia relevado que Hugo Motta teria pedido aos líderes para não assinar o requerimento de urgência do projeto.
O pedido fez com que o partido tivesse que buscar por assinaturas individuais dos deputados e engajasse em uma campanha nos últimos dias para recolher o número necessário. Ainda nesta quarta, Motta se reuniu com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para tratar do projeto, que tem sido defendido pelo ex-mandatário.
O presidente da Câmara já havia feito críticas ao PL, ao defender a redução de penas para acusados de envolvimento nos atos de 8/1 de 2023, Hugo Motta declarou ainda ter receio de que sua aprovação pudesse aumentar o que ele chamou de "crise institucional".
Informações da Gazeta do Povo / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ultimas notícias
Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
21/08/2025 12:00Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
21/08/2025 11:30Anderson Ninho protocola projeto que reconhece corrida de rua como prática esportiva urbana em Salvador
21/08/2025 11:22Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
21/08/2025 11:00Alan Sanches vai propor obstrução na AL-BA contra matérias do governo em regime de urgência e critica “volume desenfreado de empréstimos”
21/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos