Sempre já emitiu quase 900 Carteiras Municipais do Atleta em Salvador
A Prefeitura Municipal de Salvador já emitiu quase 900 Carteiras Municipais do Atleta, sendo 410 delas nestes primeiros meses de 2025. O documento, criado pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), visa identificar e cadastrar atletas, paratletas e federações esportivas da capital baiana para participarem de benefícios disponibilizados pela pasta.
Para o titular da Sempre, Junior Magalhães, a Carteira Municipal do Atleta é uma ferramenta essencial para o fortalecimento do esporte na cidade. "Este documento foi criado com o objetivo de identificar e cadastrar de forma organizada atletas, paratletas e federações da capital baiana, consolidando um banco de dados que servirá de base para a construção do primeiro censo esportivo municipal", diz.
De acordo com o gestor, através da iniciativa será possível conhecer com precisão o número de atletas federados e ativos em Salvador, modalidades de atuação, perfis e distribuição territorial. "Esses dados são fundamentais para o planejamento, a formulação e a execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do esporte, desde a inclusão esportiva, até o alto rendimento", completa.
A Carteira Municipal do Atleta é uma exigência para acesso aos programas de incentivo esportivo oferecidos pelo município, como o Bolsa Atleta Salvador, Viva Esporte e Ajuda de Custo, garantindo maior transparência, equidade e eficiência na distribuição de recursos e benefícios.
Apoio – Com a Carteira Municipal do Atleta, o carateca Bryan Aquilles, 11 anos, pôde concorrer no Edital do Bolsa Atleta Salvador e foi contemplado com o benefício. Feliz com mais essa conquista, ele ressalta a importância do esporte e do auxílio financeiro.
"O caratê é muito bom, porque a pessoa que pratica este esporte tem uma disciplina melhor e o comportamento melhora, o seu corpo fica mais aguçado e faz as tarefas com mais rapidez e habilidade. O Bolsa Atleta Salvador me ajudou muito porque eu consegui viajar para muitas competições. Eu tenho vários títulos brasileiros, norte e norte-nordeste e baiano, e graças ao benefício eu consegui ir para mais uma competição. Muito obrigado", afirma.
Para a atleta de caratê tradicional Alanna Sodré Chamusca, que possui a Carteira do Bolsa Atleta e desde 2024 é beneficiária do Bolsa Atleta Salvador, o auxílio só proporcionou melhorias em sua vida. "O benefício pôde me proporcionar a compra de quimono, pagar passagens para competir, pagar o personal, suplementação, melhorias da alimentação e deslocamento para treinos, que às vezes é muito distante. Agradeço muito ao Bolsa Atleta Salvador por ter me proporcionado tudo isso", destaca.
Foto: Ascom/Sempre
Ultimas notícias
Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
21/08/2025 12:00Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
21/08/2025 11:30Anderson Ninho protocola projeto que reconhece corrida de rua como prática esportiva urbana em Salvador
21/08/2025 11:22Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
21/08/2025 11:00Alan Sanches vai propor obstrução na AL-BA contra matérias do governo em regime de urgência e critica “volume desenfreado de empréstimos”
21/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos