Em resposta à campanha do PT “Defenda o Brasil” e à hashtag #BolsonaroTaxouOBrasil, oposição lança “Defenda o Brasil do PT”
A disputa de narrativas sobre as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros ganhou força nesta sexta-feira (11) nas redes sociais. Internautas e políticos da oposição impulsionaram a hashtag #DefendaOBrasilDoPT na plataforma X, como um contraponto direto à campanha “Defenda o Brasil” e à hashtag #BolsonaroTaxouOBrasil, lançadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT).A disputa de narrativas sobre as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros ganhou força nesta sexta-feira (11) nas redes sociais. Internautas e políticos da oposição impulsionaram a hashtag #DefendaOBrasilDoPT na plataforma X, como um contraponto direto à campanha “Defenda o Brasil” e à hashtag #BolsonaroTaxouOBrasil, lançadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
A iniciativa do PT surgiu após o anúncio do ex-presidente americano Donald Trump de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros, que entrará em vigor em 1º de agosto. A campanha petista visa rebater a medida e convoca a militância a compartilhar conteúdos que se posicionam contra “traidores da Pátria” e “falsos patriotas”.
Desde que Trump formalizou a imposição das tarifas, em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — na qual também criticou o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) —, o tema dominou os debates nas redes. A medida americana e a crítica ao julgamento de Bolsonaro intensificaram a batalha entre aliados e opositores do governo Lula.
De um lado, a oposição tenta responsabilizar diretamente o presidente Lula pela retaliação comercial de Trump. Parlamentares de direita têm usado a expressão “a culpa é do Lula” em suas publicações sobre o assunto, argumentando que as críticas constantes de Lula a Trump, somadas ao julgamento de Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), teriam motivado a reação americana.
Do outro lado, defensores do governo federal reforçam a importância da soberania nacional e acusam a família do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados de agir em interesse próprio, o que, segundo eles, teria contribuído para o agravamento da relação com os EUA. Os apoiadores de Lula afirmam que o Brasil deve defender sua soberania e não se render às exigências de Trump.
Informações da Gazeta Brasil
Ultimas notícias
PF encontra dinheiro no sapato de vereador na Bahia
17/07/2025 14:00Evento gratuito no Hub Salvador conecta jovens às novas demandas do mercado do trabalho
17/07/2025 13:37Tiago Correia sobre pesquisa em Feira de Santana: “A Bahia quer mudança com ACM Neto”
17/07/2025 12:00Novo cerco a crimes com emendas bloqueia R$ 85,7 milhões na Bahia
17/07/2025 09:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos