Câmara de Salvador retoma trabalhos após recesso; novo PDDU está entre os temas mais relevantes a serem discutidos
Os vereadores de Salvador retomaram os trabalhos na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (4), após recesso parlamentar. As atividades estavam suspensas desde 31 de junho.
Entre os assuntos previstos para discussão ao longo do semestre, se destaca o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). O último é de 2016.
O estudo é um instrumento legal que orienta o crescimento e a organização de um município, estabelecendo diretrizes para o desenvolvimento urbano, uso e ocupação do solo, infraestrutura, e outros aspectos relevantes para a qualidade de vida da população.
Conforme pontuou à TV Bahia o líder da situação, vereador Kiki Bispo (União Brasil), o projeto está sendo elaborado pela Fundação Carlos Chagas e será encaminhado assim que estiver pronto.
"Eu diria que o PDDU tem dois momentos. O primeiro é o executivo, que está elaborando o projeto. Assim que estiver pronto, ele segue pra Câmara, que terá também o seu rito específico, e, claro, que uma matéria dessa importância, nós vamos debater com toda a sociedade civil organizada", disse o vereador.
Segundo o presidente da Casa, Carlos Muniz (PSD), 20 audiência públicas devem ser realizadas para avaliar o projeto. Dez serão realizadas nas prefeituras-bairro da cidade e o restante por indicação dos vereadores.
"É urgente, é necessário, cuidar da nossa cidade, que vem sendo desmatada... nós temos perdido áreas enormes de mata atlântica, leilões de áreas verdes... essa é uma pauta fundamental para esse semestre", afirmou a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), líder da oposição.
Por hora, 13 projetos que já foram apresentados à Câmara nesta segunda-feira serão tratados pelos vereadores. Um deles trata sobre o acordo feito com os professores da rede municipal após 74 dias de greve da categoria.
"Hoje nós tivemos uma reunião com o prefeito, das 11h até quase às 15h, onde ele apresentou 13 projetos. Desses dois eu acho muito importante: algumas isenções para o transporte público venha a melhorar, com subsídio; e o acordo que foi feito com os professores. Acho que esses dois projetos serão mais rapidamente votados", contou vereador Carlos Muniz (PSD), presidente da casa
Tribuna popular
Os trabalhos na Casa Legislativa começaram com a tribuna popular. Como já é de costume em todas as segundas-feiras, a população ganhou espaço para discutir pautas importantes no plenário.
A falta de acesso à plena cidadania das pessoas surdas e a violência infantil estraram em debate durante a reabertura dos trabalhos.
"Nós estamos buscando espaço para dar voz a essas mães, que, na maioria dos casos, são silenciadas, e essas crianças retomam ao convívio com seus supostos abusadores", destacou Tamires de Souza Reis, coordenadora do Coletivo de Mães Lute Por Elas.
Foto: Giana Mattiazzi/TV Bahia
Ultimas notícias
Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
21/08/2025 12:00Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
21/08/2025 11:30Anderson Ninho protocola projeto que reconhece corrida de rua como prática esportiva urbana em Salvador
21/08/2025 11:22Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
21/08/2025 11:00Alan Sanches vai propor obstrução na AL-BA contra matérias do governo em regime de urgência e critica “volume desenfreado de empréstimos”
21/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos