Prefeitura inicia construção de Cras Modelo para atender a 5 mil famílias em Paripe
A Prefeitura de Salvador iniciou a construção de um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Modelo no bairro de Paripe, no Subúrbio da cidade. Com investimento de R$3,2 milhões, o equipamento ficará na Rua Iriguaçu e será erguido em terreno próprio do município, tendo a capacidade para atender cerca de 5 mil famílias que vivem em situação de vulnerabilidade na região.
A ordem de serviço para as obras foi assinada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, nesta segunda-feira (11). No total, a estrutura terá três prédios, com dois andares cada, além de rooftop.
“Começamos hoje um Cras modelo padrão, sem igual no Brasil. Esse equipamento vai atender às pessoas que mais precisam, sejam as que estão desempregadas, com problemas familiares, psicossociais ou cujas famílias estão com vínculos fragilizados. Aqui, as nossas equipes, formadas por assistentes sociais e psicólogos, farão um atendimento com todo cuidado, atenção e carinho, realizando encaminhamentos para os projetos sociais da Prefeitura”, destacou Bruno Reis.
O público beneficiado pelo novo centro inclui moradores de localidades como Cocisa, Escola de Menor, Subestação, Bate Coração, Portelinha, Cemitério, Alto da Torre, Gameleira, Nova Canaã, São Tomé, Alto dos Ponte, Alto da Igreja, Muribeca, Nova Brasília, Assentamento da BA-528, Tubarão 1 e 2, além do Quilombo de Tubarão.
A nova sede será climatizada e terá recepção, sala de inscrição no CadÚnico, salas de atendimento, sala de coordenação, brinquedoteca, copa, almoxarifado, sanitários femininos, masculinos e adaptados para pessoas com deficiência, além de espaços multiuso.
“Este novo equipamento representa um marco na oferta de serviços socioassistenciais no município. Ele vai ampliar o acesso da população a serviços essenciais, como a inscrição no Cadastro Único, porta de entrada para benefícios como o Bolsa Família e de outros programas”, disse o secretário Júnior Magalhães.
O titular da Sempre também acrescentou o papel fundamental que os centros de referência exercem na capital baiana para que as famílias em situação de vulnerabilidade superem as barreiras e progridam socialmente. Isso porque esses espaços atuam com políticas transversais nas áreas de educação, saúde e capacitação profissional.
A previsão é que o Cras Modelo de Paripe seja entregue em 12 meses. Quando for concluído, o lugar vai fortalecer ainda mais as políticas de assistência social no Subúrbio. Vale lembrar que, há uma semana, a gestão municipal inaugurou a nova sede do Cras na entrada de Boa Vista do Lobato.
Foto: Betto Jr./ Secom PMS
Ultimas notícias
Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
21/08/2025 12:00Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
21/08/2025 11:30Anderson Ninho protocola projeto que reconhece corrida de rua como prática esportiva urbana em Salvador
21/08/2025 11:22Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
21/08/2025 11:00Alan Sanches vai propor obstrução na AL-BA contra matérias do governo em regime de urgência e critica “volume desenfreado de empréstimos”
21/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos